Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Departamento de Economia e Estatística

Início do conteúdo

Quem somos

O Departamento de Economia e Estatística (DEE) integra a estrutura da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e tem a atribuição de fornecer indicadores socioeconômicos e análises de conjuntura, com as variáveis globais e setoriais que permeiam o desenvolvimento econômico e social do Estado.

É responsável por executar estudos, pesquisas e análises da economia do Rio Grande do Sul e elaborar estatísticas oficiais, que fornecem subsídios para o planejamento do Estado e para a elaboração de políticas públicas, bem como para o setor privado, academia, imprensa e sociedade em geral.

Entre os indicadores socioeconômicos atualmente calculados pelo DEE, destacam-se o emprego formal e as exportações do agronegócio, o Boletim de Conjuntura do RS, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual e dos 497 municípios gaúchos, além do Boletim do Trabalho, com temas especiais a cada edição, pesquisas sobre a Economia Criativa e estudos que contribuem para o esforço nacional de Desenvolvimento Sustentável, em consonância com o programa da Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisas e estatísticas populacionais e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), além de Textos Para Discussão e Notas Técnicas, também são divulgados pelo DEE.

Há ainda publicações em parceria com outros órgãos, como o RS em Números, uma publicação anual bilíngue que abarca os principais dados socioeconômicos e que é ilustrada com obras de artistas gaúchos, do acervo do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), entidade parceira nesse projeto.

Site DEE